Na maior parte dos casos, a busca por um escritório de advocacia especialista em fraude bancária parte de uma situação bastante desagradável para o cidadão: o sofrimento de um golpe, consequentemente acarretando em uma significativa perda financeira.
Estando cada vez mais comuns, os golpes relacionados às fraudes bancárias crescem na medida em que soluções bancárias de fácil acesso também surgem. Se, no passado, era necessário ir a um banco para realizar qualquer tarefa relacionada a uma conta, hoje em dia a maioria das operações estão imediatamente disponíveis em um computador ou celular.
Felizmente, as medidas de segurança e mecanismos de identificação também evoluíram para proteger o cidadão. Por isso, no embate entre fraudes e proteções, é importante conhecer as maneiras de evitar problemas e a quem recorrer quando perceber ter sido vítima de um golpe.
Existem alguns cuidados básicos, mas absolutamente importantes no sentido de evitar que problemas aconteçam. Nossos advogados especialistas em fraude bancária apresentaram os principais:
1. Evite usar sempre a mesma senha: utilizar senhas diferentes em diferentes contas e plataformas é uma camada de segurança importante. Isso garante que, no caso de invasão ou obtenção da senha de uma de suas contas, os criminosos não tenham acesso imediato a todas as outras.
2. Não passe qualquer informação pessoal por WhatsApp, telefone ou e-mail: conscientes da enorme quantidade de golpes e fraudes circulando por meios remotos, os bancos já evitam contatos pedindo informações pessoais. Por isso, sempre que elas forem solicitadas, fique alerta e desconfie!
3. Certifique-se de que os boletos sejam legítimos: números de telefone estranhos, contas de e-mails diferentes daquelas que costumam enviar os boletos e cartas com um design diferente do habitual são sinais vermelhos. Esteja atento, pois podem indicar que muito possivelmente há um golpe em andamento.
4. Sempre verifique quem é o beneficiário de um boleto ou transferência: ao fazer qualquer operação bancária, certifique-se de que quem está recebendo o dinheiro realmente é quem você deveria estar pagando.
Sempre que você tiver dúvida sobre a legitimidade de alguma operação, entre em contato diretamente com a pessoa responsável pela sua conta no banco. Não será um incômodo, pois evitar fraudes também é uma preocupação do banco!